Powered By Blogger

sábado, 18 de setembro de 2010

1.      Caracterização da escola

,A escola foi criada no ano de 1970, no governo de Luís Viana Filho, tendo como Secretário de Educação o Professor Edvaldo Boaventura. Era chamada de Escola Alto da Coelba. A partir de seis de Maio de Hum Mil Novecentos e Oitenta e Um, através do ato de nº2879, passou a se chamar Colégio Estadual César Borges, situado à rua professora Virginia Ribeiro, s/nº, Jequiezinho – Jequié.  No início tinha como modalidade de ensino, a Alfabetização até a 4ª série. Hoje temos da 5ª série a 8ª série do Ensino Fundamental no turno matutino, 4ª e 5ª séries no vespertino e no noturno temos o EJA e o Ciclo Fundamental. A primeira diretora se chamava Georgina Pereira, a escola só possuía quatro salas e não era murada. Hoje temos 7 salas de aula e a escola está toda murada, o gestor atual,chama-se Rômulo Bomfim Santos.
Desde 2009, a escola vem sofrendo mais modificações na sua estrutura, adequando os espaços para viabilização da nossa sala de informática, sala dos professores, etc.

Quadro 1 – Dados cadastrais da unidade escolar
Unidade escolar
 Colégio Estadual César Borges
Endereço
Rua Professora Virginia Ribeiro, s/nº
Telefones  e fax
(73)  3526 – 1656
E-mail
 cecbjq@hotmail.com
Home-page

Cadastro no MEC/Inep
 29227879
Autorização de funcionamento
 06-05-1981
Classificação IDEB
  Ideb de 2009 = 2,4
Modalidades de ensino
 Ensino Fundamental, Tempo Formativo e Ciclo Fundamental.
Quantitativo de alunos
 597


sábado, 4 de setembro de 2010

ATITUDE PARA LUTAR, CAMINHAR E VENCER

.
Pátio da escola após a reforma


NOSSA ESCOLA HOJE.




O ambiente escolar é o espaço em que se encontra as condições para o desenvolvimento

cognitivo, moral e social dos educandos. Nesse sentido, nossa escola está se aprimorando para atender uma grande parte de alunos que devido às condições de seu meio social e familiar, chegam à unidade escolar agressivos e nervosos.


Vivenciando essa realidade constantemente, o episódios de violência ocorridos no Colégio César Borges, estão sendo solucionados juntamente com a direção e o corpo docente, que buscam resolver os conflitos entre os discentes, tendo como suporte o diálogo e a elevação da autoestima,  colocando o “aluno-problema”numa posição de líder, um cidadão que pode fazer a diferença em nossa sociedade. Outro fator que tem mudado a situação do nosso alunado,é a inserção do mesmo ao universo tecnológico sendo mais uma ferramenta no auxílio educacional, contribuindo nas pesquisas orientadas com temas que promovam a formação moral, desenvolvendo o conhecimento através do mundo virtual.


Mesas para refeitório( Melhor  para os alunos)


Portanto, nossa escola tem a meta de promover a transformação de seus discentes, banindo toda forma de violência, acrescentando o amor e o respeito mútuo, oferecendo condições para que estes possam ser cidadãos de bem, livres da marginalização, conquistando o seu espaço na sociedade. Reforçando o slogam da unidade escolar “Atitude para lutar, caminhar e vencer” por acreditar que se pode colher bons frutos da comunidade estudantil que compõe esta escola.